Fatura eletrónica

"É um documento idêntico à tradicional fatura em papel, só que é emitido em formato eletrónico e em que é associada uma assinatura digital."

shape image

Quais os bebefícios de enviar faturas por via eletrónica?

As vantagens para qualquer negócio são mais que muitas e passam pelo nível de poupança envolvido, pelo aumento da produtividade e eficiência administrativa (automatização do registo de documentos nos casos de XML ou outros formatos estruturados), pela agilização da relação com o cliente, por um maior rigor dos dados, uma maior poupança de espaço físico (os sistemas de arquivo dos elementos da contabilidade das empresas podem ser totalmente eletrónicos), maior segurança e confidencialidade da informação, acesso facilitado à documentação, já para não falar da questão “pegada ecológica” associada à dispensa da impressão em papel.

A assinatura digital é sempre necessária?

A assinatura digital é a única forma de conferir ao documento os requisitos que a lei exige no que respeita à autenticidade do emissor e à integridade do documento, entre outros. A única exceção atualmente conhecida, é quando o documento é enviado e recebido num canal de faturação eletrónica que cliente e fornecedor acordaram, e apenas quando esse acordo esteja sob a norma do Acordo Tipo EDI Europeu.

Documento assinado

Certificado Digital

A legislação passou a exigir que todas as faturas eletrónicas sejam assinados por um Certificado Digital Qualificado (Selo Qualificado para Documentos e Faturação Eletrónica), deixando de ser válido o certificado avançado até aqui utilizado. A Digitalsign é uma entidade autorizada a emitir assinaturas qualificadas Cloud (remotas) em Portugal.

Logo Digitalsign

As nossas soluções

CBS Invoice

A recente globalização de mercados, tecnologia e concorrência aumentou as necessidades de negócios em termos de flexibilidade, qualidade, relação custo-benefício e pontualidade.
Muitas empresas ainda têm os seus processos de faturação semi-automatizados. Normalmente o fluxo começa com a entrega de bens ou serviços e a criação de uma fatura no sistema ERP. Após essa primeira fase, é necessário imprimir uma fatura que será enviada ao comprador por correio ou e-mail.
O CBS é uma aplicação desenvolvida pela DigitalSign capaz de processar faturas em massa e outros documentos, de uma forma mais intuitiva e conveniente, utilizando uma abordagem de pasta.
Esta aplicação pode ser facilmente integrada com qualquer sistema de ERP / fatura, e fornece os meios para atender às necessidades de processos de negócios, como assinatura em massa de documentos, principalmente faturas em PDF e XML, usando Assinaturas / Selos Eletrónicos Qualificados, conforme solicitado na nova lei - Decreto-Lei 28/2019, de 15 de fevereiro.
A Solinf é parceira integradora do sistema CBS Invoice, contacte-nos para mais informações.

 

  • Compatível com qualquer ERP
  • Fácil de Integrar
  • Assinaturas em Massa
  • Validade Legal
  • Histórico de faturas
  • Redução de custos
  • Go green

PHC CS Assinaturas Qualificadas

O PHC CS Assinaturas Qualificadas é a solução desenvolvida pela PHC Software, que irá permitir assinar eletronicamente as suas faturas, em conformidade com o disposto no Decreto-lei n.º 28/2019.
Este novo produto, que já se encontra disponível, é totalmente baseado em tecnologia cloud, sendo as assinaturas obtidas a partir de servidores seguros da entidade certificadora e credenciada para o efeito.
Ao optar por esta solução, tem a garantia de estar a cumprir com a obrigatoriedade de ter um certificado digital qualificado, emitido por uma entidade certificadora autorizada, que garantirá o reconhecimento automático e legal da assinatura digital da sua empresa em Portugal e em toda a Comunidade Europeia.
Agora que está a par de toda a informação essencial sobre assinaturas eletrónicas qualificadas, garanta que a sua solução de faturação está apta a emitir faturas em XML e PDF em conformidade com a lei, a partir do dia 1 de janeiro de 2021.
A Solinf é partner autorizado PHC CS, contacte-nos para mais informações.
Logotipo PHC CS